Guia de bases da MAC parte 1: As Cores

10 dez


Quando o assunto é base, rola muita dúvida, principalmente porque cada pele é de um jeito e às vezes aquela que várias pessoas usam e amam, simplesmente não funciona para você. Agora quando o assunto é bases da MAC, aí complica muito, porque são MUITOS tipos e tons e todas acabam sendo realmente incríveis (ou não) que você fica perdida ou perdido na hora de escolher a sua.

Por isso eu resolvi fazer um guia com tudo o que você precisa saber sobre as bases que a MAC oferece, vai ser dividido em sei lá quantas partes, depende de como vai ficando. A medida que eu vou fazendo, coloco os links das outras partes em todos os posts, porque dai se você perder uma ou pegar pela metade, pode acompanhar certinho.

A primeira coisa que você precisa saber é que eles dividem as cores em NW e NC.

NW = Neutral Warm
NC = Neutral Cool

Basicamente funciona assim: quem tem a pele com um tom mais rosinha, geralmente são as loiras, ruivas, branquinhas e negras (que tem um tom marrom mais “quentinho” e escuro) são NW. Consequentemente, quem é mais amarelada, como orientais, asiáticas e mulatas, são NC.
Essa é uma diferença bem básica que você mesma pode notar, olhe o seu rosto no espelho, ele tem mais amarelo ou mais rosa?

Só que essa é a explicação universal, porém, por que será que às vezes você vê aquela loira que tem o rosto bem rosa usando NC ou aquela japonesa bem amarelada usando NW? Elas compraram errado e funcionou?

Pode até ser, mas em casos que a pessoa é, por exemplo, BEM rosada, o que acontece é o esquema de cancelamento de cores. Lembram dos corretivos coloridos? Fiz até um post sobre os da Coastal Scents, lembram?
Então, corretivos coloridos funcionam a partir de cancelamente de cores: você usa o verde para cancelar o vermelho, logo, para esconder suas espinhas. Você usa o amarelo para cancelar violeta/azul, logo, suas olheras.
Quando você tem o tom de pele muito rosado, você usa NC para cancelar um pouco do rosa e ter um tom mais uniforme. O mesmo acontece com a amarelada usando NW.

A melhor maneira de saber é testando e ver o que você prefere. Na MAC tem sempre maquiadores para testar tudo em você que identificam rapidamente se você é NC ou NW.

Agora os números:

Não, não é só porque você é NC40 na Studio Fix que você vai ser NC40 em todas as outros tipos de base, pó e corretivo. De uma base para outra, você pode variar até dois tons. Mas algumas bases são parecidas, como a Studio Fix e a Select, que servem para pele oleosa, eu sou nas duas NW20, mas para você, a cor dessas duas pode ser diferente.

E não escolha a cor do seu corretivo a partir da sua base também, as fórmulas são diferentes. Muitas pessoas são, por exemplo, NW20 numa base, então compram NW15 no corretivo e acabam parecendo um panda invertido. Para começar, corretivo nem sempre é bom mais claro que a base, você tem que decidir se prefere uma pele igual ou se prefere áreas mais claras para iluminar e mais que isso, com qual tipo você fica bem.

Vou dar um exemplo sobre mim mesma:
Na Studio Fix, eu sou NW20 e na Select, também. Mas a minha cor no corretivo Studio Finish é NW25, ou seja, mais escura que as bases!

Conclusão, teste primeiro. Se você for comprar online ou pedir para alguém trazer de fora, vá até uma MAC e peça ajuda dos maquiadores. Não tem problema chegar lá com um bloquinho e uma caneta perguntando. O importante é explicar exatamente o que você gostaria em uma base. Coisas simples que você tem que dizer são:

– Seu tipo de pele, você gosta de pele brilhosa ou opaca? Ou entre essas duas?
– Você se incomoda com espinhas, manchas, cicatrizes, olheiras ou qualquer outra coisa que você gostria de esconder?
– Você prefere fórmulas líquidas, em creme, em pó, compactas ou soltas? Se você não souber o que prefere, teste!

Também leve em consideração o clima do lugar onde você mora, base rachada ou derretendo não serve pra nada. Mas não se assuste se você é iniciante na MAC ou em maquiagem, é super divertido ir lá e testar tudo, pergunte tudo o que você sempre quis saber, não interessa se são perguntas que parecem meio idiotas, eles são maquiadores, estão lá pra isso!

Quando você e seu maquiador tiverem entrado num acordo, saia da loja com a base no rosto e dê umas voltas pelo shopping, veja como ela fica com o passar do tempo, entre nas lojas com espelhos e veja em iluminações diferentes (você pode disfarçar que está olhando alguma coisa da loja, só para não ficar tão mico assim), e o teste mais importante: saia do shopping para ver com luz natural. É importante que a cor não destoe do seu pescoço. Se você realmente gostou da cor e da textura, volte na loja e compre ou encomende online ou peça para alguém que vai viajar, trazer.

Base é pessoal, você é quem manda.

2 Respostas to “Guia de bases da MAC parte 1: As Cores”

  1. Carminha 21 de março de 2013 às 10:39 #

    Obrigada, pelas dicas estou procurando a minha cor;
    Valeu;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: